quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Cooperação e competição

Podemos relacionar este conteúdo com o eixo temático mídia, desconstruindo as concepções negativas dadas à derrota, a supervalorização da vitória, a rivalidade exacerbada, os conflitos entre torcidas, entre outros temas referentes aos esportes de rendimento — que são transferidas culturalmente ao jogo.
A indissociabilidade entre técnica e tática apontada na abordagem do esporte, também é um passo para que os alunos percebam o quanto as ações coletivas são importantes para o sucesso da equipe. E consecutivamente, podemos transferir este sentimento de grupo, de respeito mútuo também ao adversário.
Ações como a vivência de jogos nos momentos de lazer, jogos com regras rígidas e do próprio esporte, permite comparar e reconhecer as características de cada manifestação. Contudo, a abordagem dos jogos cooperativos é uma ótima opção para que as ações coletivas ganhem importância para alcançar objetivos comuns — como acontece quando cada aluno percebe a contribuição e a influência positiva que oferece ao grupo, independentemente da vitória ou derrota.
Esta abordagem pretende mostrar que todos podem participar do jogo, que a habilidade e a competência individual não interferem nos resultados, visto que diminui a incidência de atitudes preconceituosas e de exclusão.
Em um mesmo jogo é possível sim que haja elementos competitivos e cooperativos através da postura dos alunos e dos valores que são passados pelo professor no que diz respeito às regras, à escolha dos times, ao respeito ás diferenças dos colegas, ao fair play, as táticas escolhidas de comum acordo entre os componentes da equipe, entre muitas outras situações.

Por _Berdusco

Lazer emancipador

Serei breve.
O lazer emancipador é aquele que ocorre durante o tempo livre, repleto de experiências interessantes e significativas. Também possui como característica a escolha autônoma e crítica das atividades realizadas, havendo também a difusão dos conhecimentos para outras pessoas, ampliando as possibilidades de prática.
O lazer emancipador merece trato pedagógico pela Educação Física, pois possibilita ao aluno apropriar-se das manifestações da cultura corporal de maneira autônoma também no seu momento de lazer. Consciente do papel de cada prática, das condições ao acesso, das relações interpessoais, dos processos de cidadania, da promoção de bons hábitos e busca por espaços, tempos e oportunidades de lazer.

Por _Berdusco

domingo, 4 de dezembro de 2011

Luta e Esporte como manifestações correlacionadas

Assim como nos esportes temos princípios operacionais comuns delimitando situações de ataque e de defesa, como aponta Bayer. Nas lutas temos os princípios condicionais, que são caracterizados pelos princípios técnicos e táticos, pelos princípios de confronto e oposição e pela classificação e organização.
Por exemplo, quando abordamos os princípios técnicos e táticos do caratê, aprendemos os katas, quando falamos de capoeira, aprendemos alguns golpes, assim como no boxe. A classificação do caratê é feita pelas faixas, a capoeira pelo cordel, e assim por diante. São manifestações diferentes, mas as condições em que ocorrem são muito semelhantes.
A indissociabilidade entre técnica e tática está na compreensão por parte do aluno no entendimento da utilização de determinados movimentos no momento de confronto e oposição que sejam necessários para determinada ação, desconstruindo a concepção de que o gesto motor ocorre isoladamente. Portanto, nas lutas essa inter-relação entre técnica e tática é ainda mais evidente, pois cada ação é determinada pela ação do adversário.

Por _Berdusco

Lutas X Educação Física

Para desconstruir a associação da luta à briga e à violência, espera-se que o aluno seja capaz de expressar opiniões a respeito dos temas: briga, violência, sobrevivência e luta e relacioná-los com outras condutas do cotidiano; além de valorizar e respeitar as condutas nas lutas. Essas competências permitem deslocar a concepção exclusivamente violenta das lutas para outras manifestações da cultura corporal, como também ocorre nos esportes, assim como enfatiza os valores e a filosofia de cada luta, demonstrando o respeito que há nesta manifestação.
Para desconstruir a preocupação com a fragilidade feminina é necessário que os alunos percebam e identifiquem as características individuais na realização dos gestos e movimentos de confronto das lutas, possibilitando que percebam que as meninas também são perfeitamente capazes de executar tais movimentos — assim como alunos com deficiência, ou até mesmo aqueles que não se encaixam nos padrões de habilidade pré-concebidos.
Também é possível desconstruir o preconceito gerado pela religião, como no caso da capoeira e sua origem africana, por exemplo, quando os alunos são capazes de identificar, relacionar, caracterizar e analisar a transformação e/ou necessidade do surgimento da capoeira angola e da regional. Assim como a falta de recursos materiais, identificando e adaptando instrumentos utilizados em uma roda de capoeira.
Uma sugestão é a abordagem dos princípios técnicos e táticos para que o aluno possa compreender o fenômeno luta e suas manifestações culturais, filosóficas, etc.
Os princípios de confronto e oposição permitem a contextualização e incorporação dos conceitos fundamentais da luta.
classificação e organização fazem refletir sobre as consequências do confronto desigual, assim como da esportivização e o senso de justiça.
As principais regras possibilitam o entendimento sobre as categorias e graduações de cada luta.
questão do gênero e da violência ressignificam e aprofundam vivências e possibilitam a valorização das condutas.
processo histórico deve ser abordado para que o aluno conheça as origens da lutas e compreenda os contextos que levaram ao seu declínio e outros que favoreceram sua popularização.

Por _Berdusco

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