terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Gestão Pedagógica: fique atento!


                    A área pedagógica está ligada aos processos que viabilizam a execução de uma educação de qualidade, onde o gestor é responsável por dar suporte ao corpo docente para que isso aconteça, orientando e indicando propostas de melhorias ou investimentos na potencialidades da escola.
                   A área administrativa se relaciona com o processo de pleno funcionamento da unidade escolar, como por exemplo a organização de horários, calendário escolar, reuniões cotidianas, entre outros.
                   Os recursos humanos dizem respeito a gestão dos indivíduos envolvidos em todas as ações dentro do ambiente escolar, como ocorre na conferência de frequência, livro-ponto, escalas de trabalho, formação de equipes, entre outros.
                   A área jurídica se relaciona com o pleno cumprimento das leis que regem o sistema de ensino como um todo, verificando se a escola e seu projeto pedagógico estão de acordo com as mesmas.
                   E a área financeira está relacionada com todos os gastos da escola, sendo o gestor responsável por garantir que os recursos sejam distribuídos de maneira a suprir todas as necessidades da mesma e de forma transparente.

Por _Berdusco

Supervisão Pedagógica


                   "Atuo na rede estadual de ensino e durante um ano de exercício da profissão, não tive nenhum contato com o(a) supervisor(a) de ensino. Apenas ouvi rumores de que o mesmo esteve nas dependências da escola apenas verificando se os professores haviam preenchido o diário corretamente". Infelizmente este é o relato de muitos professores.
                  Mas a atuação do supervisor de ensino, na realidade, é fazer com que todos os processos de ensino-aprendizagem ocorram de maneira adequada através do incentivo e fiscalização da aplicação efetiva das políticas de ensino, verificando as dificuldades e potencialidades da escola, avaliando a repercussão da aplicação dessas políticas, e identificando e sugerindo possíveis soluções e ações que viabilizem o pleno desenvolvimento do projeto pedagógico escolar em harmonia com as políticas públicas implementadas.

Por _Berdusco

Escola é Espaço de Autonomia


                O espaço que a escola tem para exercer sua autonomia é durante a construção de seu projeto pedagógico, onde apesar de seguir as diretrizes do sistema de ensino, ela decide juntamente com todos os indivíduos da comunidade escolar sobre os aspectos que englobam o futuro da mesma, construindo, implementando e avaliando todos os processos em busca de uma educação de qualidade.
              Um exemplo prático é o conselho de escola, onde os membros compostos por professores, alunos, gestores, funcionários e pessoas da comunidade decidem sobre assuntos de interesse comum como eventos, projetos, melhorias nas dependências escolares, conflitos, entre muitos temas que são discutidos e após serem analisados e acordados pela maioria dos representantes, são resolvidos de maneira democrática e de acordo com a identidade escolar.

Por _Berdusco

Total de visualizações de página